Algumas Curiosidades

30/06/2010 15:17

 

         Curiosidades da Contabilidade

 

Dentro da área contábil existem diversas curiosidades.

Como a sua história da origem da contabilidade, seu Padroeiro, a data comemorativa, o símbolo, o anel, hino do contador e a primeira profissão regulamentada no Brasil.

 Sobre o começo da contabilidade pode–se dizer que foi dividido em quatro períodos.

 1º período: História Antiga ou da Contabilidade Empírica, que vai de cerca de 8.000 anos atrás até 1202 de nossa era.

2º período: História Média ou da Sistematização da Contabilidade, que vai de 1202 até 1494.

3º período: História Moderna ou da Literatura da Contabilidade, que vai de 1494 a 1840.

4º período: História Contemporânea ou Científica da Contabilidade, que vai de 1840 até aos nossos dias.

A Historia Antiga refere-se aos estudos do registro dos fatos contábeis na Suméria, Egito, Elão etc., e termina com o aparecimento de Leonardo Fibonaci, o Pisano.

 

Leonardo Fibonacci

A História da Sistematização formou-se no período em que a Contabilidade assumiu formas sistemáticas de registro, no século XIII, quando Luca Pacioli publica o seu famoso TRACTATUS, na Summa de Aritimatica. Segue-se a fase da literatura, com centenas de obras em todo o mundo, todas de teor prático, terminando quando Francesco Villa, em 1840, publicou a sua magistral obra que abriu o período científico. Esta época científica apresenta-nos outra faceta de grande interesse na História da Contabilidade - a fase da História das Doutrinas Contábeis, em sua forma de aparecer, evoluir, derivar ou extinguir.

Atualmente o progresso científico da Contabilidade é deveras extraordinário, continuando a sua história a possuir páginas brilhantes, escritas por valorosos mestres.

 

   Atual padroeiro dos contadores:

 

São Mateus

    O apóstolo Mateus, filho de Alfeu, e também conhecido por Levi, era de origem judaica. Exerceu na juventude o cargo de publicano, ou seja, o de cobrador de impostos, na cidade de Carfarnaum, estando-lhe atribuído o pelouro alfandegário. Dentro de suas atribuições - idênticas ás dos publicanos da velha Roma - estava a elaboração das escritas e formulação dos principais documentos de receita.

Atraído pela palavra de Cristo, Mateus deixou o telônio e dedicou-se à evangelização, deixando uma grande obra como escritor evangelista. Proclamado "Celeste Patrono dos Contabilistas" em 06 de agosto de 1953, por iniciativa dos Colégios de Contabilistas italianos. São Mateus é venerado pela igreja, como mártir, em 21 de setembro, dia que os contabilistas devem consagrar ao santo Padroeiro.

 

 


 

      Datas comemorativas

 

 25 DE ABRIL

O Dia do Contabilista, foi instituído sob a inspiração do Senador João Lyra, em 25 de abril de 1926, ocasião em que proferiu discurso que enalteceu a Classe Contábil Brasileira.

22 DE SETEMBRO

O Dia do Contador, por sua vez, foi instituído no ensejo de comemorar a criação do Curso Graduação de Ciências Contábeis pelo Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945. Sendo que a 22 de setembro de 1982, comemorou-se pela primeira vez, em Brasília-DF.

 

 


 

       Temos também o anel do contabilista.

 

Anel do Contabilista 

O que de fato significam os símbolos, quando se referem ao nosso exercício profissional, é matéria de nosso interesse. O anel do contabilista é sempre motivo de interrogação sobre seu verdadeiro significado. Sabemos que a interpretação é sempre um risco, mas a imaginação supre e compensa, quando nos permite dar sabor de dignidade ao que conosco carregamos. A simbologia do nosso anel perde-se na noite dos tempos, mas muito dela ainda resta para comentarmos e buscarmos em seus verdadeiros significados.

 


   O caduceu

 

O caduceu tem uma historia muito antiga vinda de deuses que se iniciou em 2600 A.C. de Cristo, emblema de Hermes (mercúrio) no qual duas serpentes enrolam-se entorno do mastro principal, equilibrando o lado esquerdo, direito, noite e dia,esta é a simbologia da serpente, relacionada com energias cósmicas.

 


 

     O hino do Contador

 

Salve nossos contadores
que trabalham com valor,
e são grandes lutadores,
com esmero e com ardor,
ajudando nosso Brasil,
a crescer e se elevar,
com afeto varonil
para a pátria exaltar.

 

Procuremos todos unidos,
Nosso dever bem cumprir,
Elevando nossas finanças
À grandeza do porvir!

 

Seguindo as leis trabalharemos,
Com inteligência e prazer,
A vitória conquistaremos,
Para o progresso acontecer,
E teremos recompensados,
O esforço da união,
E teremos conquistado,
O respeito da nação.

 

 

Letra e Música: Ísis Martins Raposo Castelo Branco

Criado na gestão do presidente Raulino Filho

Letra e Música: Isis Maria M.Raposo Castelo Branco

Interpretação: Lucia Alvino

Voltar